quinta-feira, 17 de março de 2011

Conceitos do desenvolvimento para Android - Parte I

Componentes da Aplicação

Uma aplicação Android pode utilizar elementos de outras aplicações (desde que estas o permitam). Um exemplo, seria uma aplicação que precisa utilizar um scroller, e este objeto foi desenvolvido para outra aplicação e se esta liberar outras aplicações poderão utilizar este objeto. Sua aplicação não incorpora o código da outra aplicação e nem linka para ele. Em vez disso, ela simplesmente inicia aquele pedaço do outro aplicativo quando surge a necessidade. Para que isso funcione, o sistema deve ser capaz de iniciar um processo de aplicação quando qualquer parte dele se fizer necessária, e instanciar os objetos Java daquela parte.

Existem quatro tipos de componentes:

Atividades

Uma atividade (activity) apresenta uma interface visual (user interface, UI) para o usuário para uma determinada operação que esse usuário possa utilizar. Quando um usuário seleciona um aplicativo da tela inicial ou de um ativador de aplicativo, uma atividade é iniciada. Por exemplo, uma atividade pode apresentar uma lista de itens de menu onde os usuários podem fazer escolhas, ou ela pode exibir fotografias juntamente com suas legendas. Embora  uma aplicação possua várias atividades e estas trabalhem juntas para formar uma interface coesa, cada atividade é independente das outras. Cada uma é implementada como uma subclasse da classe base Activity.

Cada atividade recebe uma janela padrão para desenhar. O conteúdo visual da janela é provido por uma hierarquia de views — objetos derivados da classe base View. Cada view controla um espaço retangular individual dentro da janela. Views-mães englobam e organizam o layout de suas filhas. Leaf views (aquelas mais abaixo na hierarquia) desenham nos retângulos que elas controlam e respondem a ações diretas do usuário naquele espaço. Assim, as views são onde ocorre a interação da atividade com o usuário. Por exemplo, uma view pode exibir uma pequena imagem e iniciar uma ação quando o usuário toca nesta imagem. O Android possui diversas views prontas que você pode usar — incluindo botões, campos de texto, barras de rolagem, itens de menu, checkboxes, e mais.

Uma hierarquia de views é colocada dentro da janela de uma atividade pelo método Activity.setContentView(). O content view é o objeto View na raíz da hierarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário